segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Música para crianças...


Qual é a criança que não gosta de música? Que tipo de repertório musical devemos apresentar para as crianças pequenas? Qual a importância que a música tem na vida das crianças? 

    Quem nunca ouviu uma criança bem pequena cantarolando cantigas de roda, músicas infantis ou até mesmo aquelas destinadas ao público adulto?
   A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. A primeira descoberta de sons e do ritmo se dá através do próprio corpo, elas adoram ouvir música e demonstram grande satisfação com os sons que escutam ao seu redor...
   A importância que a música traz não está só como entretenimento, mas também no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora, além disso, a criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças.
   É muito bonitinho ver e ouvir as crianças cantando o sapo não lava o pé ou meu pintinho amarelinho e essas canções podem ser exploradas, mas precisamos permitir que elas conheçam outros estilos musicais, outras formas de se fazer música. Crianças podem sim escutar música clássica, MPB, músicas do nosso folclore, da nossa cultura local, enfim, elas merecem ter contato com os mais diversos tipos de música.
   Atualmente, temos trabalhos bem elaborados por artistas que descobriram que fazer música para crianças é algo muito especial. E tanto em CD como em DVD, é possível oferecer música de qualidade aos nossos pequenos:


  Adriana Calcanhoto,Sony Music: Segundo volume do seu projeto dedicado as crianças, em que ela vive a personagem Partimpim. No repertório, sucessos como "Ciranda da Bailarina" e "Lig-Lig-Lé" e as novidades "Alface" e "As Borboletas".Disponível em CD e DVD.

 


Pato Fu, independente: Em 2010, o grupo lançou suas versões de grandes clássicos, utilizando instrumentos de brinquedo. Inclui canções como "Frevo Mulher"( Zé Ramalho) e "Live and let Die" (Paul McCartney).Disponível em CD e DVD.


Palavra Cantada, MCD: Um dos melhores trabalhos do grupo, com repertório que reúne canções baseadas em uma pesquisa pela música do Brasil. O CD Pé com Pé é composto por 15 canções, onde cada uma delas é dedicada a um ritmo específico da nossa tradição musical. Disponível em CD e DVD.




Pink Floyd para bebês, MCD:este é um dos volumes da coleção MPBaby, com releituras instrumentais de clássicos como U2, Beatles,Pink Floyd e Chico Buarque, dedicadas ao público infantil. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário