Quando se está desfraldando uma criança, precisamos de muito carinho, paciência e imaginação! Durante o desfralde, conversamos com o xixi e com o cocô, inventamos músicas e poeminhas enquanto esperamos o xixi chegar... Qual a cor do xixi? Ele faz barulho? Ele é pequeno ou bem grandão? Viu como precisamos um bom estoque de imaginação?? Podemos utilizar diferentes recursos e os livros são ótimos aliados. Podemos utilizá-los para contar uma história para a criança, também podemos deixar que ela manuseie o livrinho enquanto está no penico, se o problema for falta de paciência dos pequenos para permanecer no mesmo.
Segue então, algumas sugestões bem interessantes que as crianças adoram!
- Cocô no trono: Benoit Charlat. Ed. Companhia das letrinhas.
Um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono - e que fazem cada um sua espécie de cocô. Mas ao final, ele também apresenta sua performance 9 aprende a usar a privada sozinho), para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor ao apertar um botão sonoro.
- O que tem dentro da sua fralda? Guido Van Genechten. Vânia Maria A. de Lange trad. Ed. Brinque-book.
Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa do Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda do Ratinho. Uma grande surpresa os espera...
- O que é que se faz com um penico? Mariana Borgardt. Ed. Salamandra.
Com este livro, o desfralde pode ser vivido de forma estimulante e natural. Brincando com imagens e colocando em movimento figuras do livro, a criança vai se divertir enquanto se familiariza com o penico e descobre as vantagens de usá-lo.
- Hora do penico: Dawn Sirett. Ed. Salamandra.
Neste livro, as imagens reais mostram meninas e meninos envolvidos com os novos elementos relacionados ao desfralde; calcinhas, papel higiênico, penico, etc. Acompanha uma cartela de "adesivos de recompensa" (questionável). O legal desse livro é que também tem a versão para os meninos!