domingo, 12 de fevereiro de 2012

O espaço físico e o desenvolvimento dos bebês


As férias estão acabando e o ano letivo começando: turma nova, crianças novas, sala nova, decoração e preparação do espaço físico. Entre tantas coisas que temos a providenciar, a organização do espaço físico dentro da sala é algo que merece uma atenção especial. Mas afinal, qual a importância desse espaço para o desenvolvimento da criança?

Diversos autores tem analisado e discutido a importância que o espaço fisíco tem quando falamos em desenvolvimento infantil. E esta importância se torna ainda mais relevante, quando levamos em consideração que muitas crianças pequenas passam praticamente o dia todo na escola. As aprendizagens que ocorrem dentro desses espaços são fundamentais na construção da autonomia, visto que o conhecimento se constrói a cada momento em que a criança tem a possibilidade de poder explorar os espaços disponíveis a ela.
Ao oferecer um ambiente rico e variado se estimulam os sentidos e os sentidos são essenciais no desenvolvimento do ser humano. A sensação de segurança e confiança é indispensável visto que mexe com o aspecto emocional da criança. É em um espaço físico concreto que os bebês experimentam suas primeiras sensações.

O espaço é o elemento material pelo qual a crança experimenta o calor, o frio, a luz, a cor, o som e, em uma medida, a segurança.(...) é em um espaço fisico que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas; e ao fazê-lo, esse espaço material se qualifica. (Lima, 1989,p.13)



No planejamento do espaço destinado aos bebês, e considerando os espaços coletivos, todos os ambientes infantis deveriam promover: a identidade pessoal, o desenvolvimento das competências, oportunidade para movimentos corporais, a estimulação dos sentidos, oportunidade para contato social e privacidade e sensação de segurança e confiança.
E qual é o papel do educador? Organizar um ambiente aconchegante e desafiador, que permita aos bebês, explorar livremente diferentes tipos de materiais contribuindo para o seu desenvolvimento, favorecendo a curiosidade e possibilitando novas descobertas!


Fonte: Os Fazeres na Educação Infantil. Rosseti - Ferreira,Maria Clotilde, Mello, Ana Maria.Editora Cortez, 2009.
         O espaço pedagógico na pré escola. Rodrigues, Maria Bernardete Castro. Editora Mediação, 1998.
          Por amor e por força - Rotinas na Educação Infantil. Barbosa, Maria Carmen Silveira. Editora Artmed,2006.