sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Era uma vez...

     Muitas pessoas se perguntam como uma criança tão pequena, pode concentrar-se ouvindo histórias, abrindo e manuseando livros ou até mesmo revistas.




      Todos nós sabemos que o estímulo pela leitura deve iniciar desde a mais tenra idade. Ainda na barriga da mamãe, o bebê já pode ouvir histórias e este hábito deve se estender por toda sua infância e permanecer pela vida inteira. Ao contar histórias ou ler poesias para as crianças estamos estimulando a imaginação, desenvolvendo a concentração, enriquecendo o vocabulário. Através das histórias, a criança também aprende a lidar com seus medos, angústias e alegrias. Sem contar que essa interação pode se tornar um momento super especial para ambas as partes!

      Nesse espaço, você vai encontrar sugestões de livros e dicas para que a "hora do conto" seja de fato muito significativa.

2012 está chegando!!!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cantigas de roda: quem nunca brincou?


     Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Esta prática,não é tão presente na realidade das nossas crianças como era no nosso tempo, devido às tecnologias existentes  hoje em dia. Mas cabe a nós, repassarmos aos nossos filhos essa deliciosa forma de brincar!



   A brincadeira consiste em formar um grupo com várias crianças, que dão as mãos e cantam uma música com características próprias, como melodia e letras de fácil compreensão e temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário.Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A canoa virou”, “Peixe vivo” e “Sapo Cururu”. Lembrou das cantigas de roda da sua infância? Então, agora é só dar as mãos e começar a cantar. É bom demais!




Vamos brincar com catavento?

Oi! Lembram que falei sobre as brincadeiras da nossa infância? Pois é, sugeri que os pais confeccionassem um catavento juntamente com as crianças...Então, fui buscar o passo a passo para se fazer o catavento, descobri que é muito fácil e esse momento junto com as crianças vai ser pura diversão!!



Você vai precisar de:

  • um canudinho grosso ou espetinho de churrasco;
  • cartolina;
  • régua;
  • tesoura;
  • lápis;
  • cola;
  • alfinete ou tachinha.

Agora, mãos à obra:

  1. Desenhe um quadrado na cartolina (sugiro a medida de 25 cm, para cada lado).
  2. Agora você pode desenhar ou pintar este quadrado.
  3. Trace as linhas diagonais do quadrado, formando um “X”
  4. Corte com a tesoura estas linhas até uma distância de 1,5 cm do centro.
  5. Depois dobre as pontas (uma sim uma não) em direção do centro.
  6. Prenda as pontas no centro do quadrado com o alfinete ou com a tachinha.
  7. Prenda no canudo ou no espetinho e pronto.


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As férias chegaram, e agora?

As férias começaram e você não sabe o que fazer com as crianças em casa? Que tal aproveitar os lindos dias de verão para proporcionar momentos de brincadeira ao ar livre? 

    Criar oportunidade para que os pequenos brinquem com direito a sol e vento na cara é dar a eles o direito a uma infância mais rica e significativa, pois a interação nesse tipo de espaço permite que a criança consiga explorar uma variedade maior de elementos,ampliando assim o seu conhecimento de mundo.
  Lembro que na minha infância, passávamos muito tempo brincando e inventando coisas fora de casa.Vale buscar lá na nossa infância (quando ainda podíamos brincar nas ruas), as brincadeiras que nos divertiam por horas e horas, ou então, inventar outras com seus filhos, é só usar a imaginação! Veja algumas sugestões:
  • amarelinha;
  • cantigas de roda;
  • brincadeiras com bola;
  • empinar pipa;
  • correr com catavento feito com as crianças;
  • bolinhas de sabão;
  • peteca;
  • pular corda;
  • esconde-esconde